terça-feira, 13 de maio de 2014

Detalhes da nova geração de processadores da AMD

A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou oficialmente que sua próxima geração de processadores de alto desempenho será construída "do zero". A geração atual nada mais é do que melhorias da arquitetura Bulldozer, que foi seguida pela Vishera e pela Steamroller e teria uma quarta geração chamada Exavator. Mas assim como a geração Richland de APU's é um "refresh" da segunda geração Trinity e o Haswell é um "Tac" da Intel em relação ao Ivy Bridge, estamos falando praticamente da mesma tecnologia. 

Essa nova geração, que ainda não conta com um nome oficial, trará duas características que, se forem bem implementadas, resolverão o calcanhar de Aquiles dos processadores da AMD: sua baixa eficiência de processamento single-core.

Mesmo com 8 núcleos, o FX-9590, modelo que chega a 5 GHz em modo turbo, não consegue bater os modelos mais avançados da Intel, que contam com apenas 4 núcleos tanto em benchmarks quanto em games. A AMD irá trabalhar essa eficiência single-core, e para isso terá que abandonar o projeto atual de seus modelos e construir essa nova geração realmente do zero, criando uma arquitetura mais otimizada que trabalhe melhor em programas que não conseguem lidar com 2 ou 4 núcleos.

A AMD irá implementar a capacidade de executar duas threads por vez, tecnologia bastante famosa nos processadores Intel conhecida como Hyperthreading. No caso da Intel, o Hyperthreading é conhecido oficialmente como Simultaneous Multi Threading (SMT), e é inspirado em um projeto da IBM dos anos 70, assim a AMD promete uma versão mais otimizada e modular do que da Intel.

Segundo Jim Keller, arquiteto de chips da AMD, a empresa está construindo a nova geração do zero para não cometer os mesmos erros da geração Bulldozer. Mas a má notícia é que só teremos a oportunidade de ver essa geração em 2016 ou 2017, e detalhes de preço, nome e projeção de performance ainda são um mistério. Nesse meio tempo a AMD provavelmente focará na sua linha da APU's, que está fazendo um bom sucesso entre os consumidores e que será migrada para a linha de servidores.

Fonte: Wccftech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Game Center Brasil agradece seu comentário.