quarta-feira, 9 de julho de 2014

Conheça Dragon Age

Dragon Age: Origins e Dragon Age 2 são games de RPG em terceira pessoa que se passam em mundo medieval fantástico, ambos foram produzidos pela BioWare e publicados pela Eletronic Arts, o primeiro lançado em 2009 e o segundo em 2011. Os jogos se passam no continente de Thedas na Nona Era, a Era do Dragão, em que magos ainda ficavam sob o poder dos Templários, esses que reprimiam qualquer tentativa de os magos usarem magias de sangue, pois facilmente poderiam perder o controle de si mesmos, apresentando um grande perigo. Durante a campanha, vamos nos deparar com uma guerra envolvendo os Templários e os Magos, e cabe ao jogador optar por quem defender. Por se tratarem de games da BioWare, um dos elementos mais interessantes dos games é a quantidade de escolhas durante a campanha, que mesmo sendo um elemento comum de games de RPG, acabam por se destacarem ainda mais, pois cada simples escolha pode alterar significativamente o desfecho da narrativa, fazendo com que a imersão do jogador no enredo seja relevada.

Em Dragon Age: Origins você cria um personagem entre três raças (humano, elfo e anão), dois gêneros (masculino e feminino), três classes (guerreiro, mago e ladrão), além de seis inícios distintos para começar sua aventura, que serão definidos por uma combinação de sua raça e sua classe. O enredo se trata de um(a) herói(a) que está tentando salvar Ferelden de monstros estão vindo do sul com o objetivo de destruir os locais por onde passam.

Origins, que segundo a Spike Video Game Awards é melhor RPG de 2009, trazia uma narrativa épica, meio clichê, com personagens interessantes, opções de conversas, trilha sonora não muito especial, gráficos meio ultrapassados, cenários interessantes, e um gameplay mais tático que atraiu mais jogadores de PC. Contudo, o que agradou em alguns aspectos decepcionou em outros. Por se tratar de um game tático, é privilegiado aquele jogador que consegue realizar ataques a distância, então ao jogar com magos e arqueiros, principalmente com magos, a dificuldade é muito inferior, pois, além de as magias darem muito dano, e como podem ser arremessadas, evita contato direto com os inimigos, enquanto guerreiros têm muita dificuldade, pois além de enfrentar corpo a corpo os inimigos, apresentam um ataque lento, e a probabilidade de erro dos golpes é maior, principalmente usuários de espada de duas mãos. O jogo foi ainda expandido e melhorado com DLCs e mods.
                                                                                                                          
A sequência, no entanto, foi duramente criticada por abandonar o lado tático e avançar para a ação, além de apresentar cenários repetitivos. Sobre isso o cenário é sim repetitivo, contudo a parte de ação agradou aos jogadores que se frustravam com a discrepância entre magos e guerreiros, já que agora estão mais balanceados. Os gráficos, principalmente no PC, melhoraram perceptivelmente, porém buscaram um design mais caricaturado. O game carrega as escolhas do antecessor, mesmo que isso não faça tanta diferença, e conta em flashback a história do Campeão(a), que é obrigatoriamente humano(a), contando sua ascensão e serve para preparar o terreno para Dragon Age: Inquisition (2014). Agora o protagonista é capaz de falar e foi colocada uma roda de opções, assim como em Mass Effect. Esse jogo também teve várias DLCs desde seu lançamento.

Os inimigos de ambos os jogos são bastante diversificados. Entre eles aparecem: lobos, bandidos, lobisomens, esqueletos, dragões, criaturas das trevas, ogros, qunaris, demônios, golems, aranhas, mabaris, além de criaturas mais poderosas como assombrações, e chefes do cenário. No primeiro game as batalhas apresentam uma dificuldade maior, já no segundo game a dificuldade é consideravelmente menor, contudo isso é compensado pelo número de inimigos, que agora vêm em hordas muito maiores.
O mundo de Thedas é explorado também é explorado em livros e quadrinhos que, como os games, não são encontrados em português brasileiro. Dragon Age é uma franquia muito recomendada para os amantes de jogos de RPG. Por apresentarem um enredo envolvente e com personagens carismáticos, conseguem fazer com que o jogador sinta-se imerso dento do universo. O próximo game da saga está previsto para ser lançado em outubro desse ano, e posteriormente traremos mais informações sobre o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Game Center Brasil agradece seu comentário.