quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Análise – Her Story

Por: Netto
Her Story é aquele tipo de jogo que transcende tudo o que consideramos vídeo games e jogos. Um daqueles raros momentos nos quais o limiar entre um jogo e um filme se tornam tão tênues que o jogador/espectador se vê preso a historia e se envolve com os personagens de modo a se impressionar com cada novo detalhe que descobre. Mas o que torna Her Story um jogo tão especial?

Jogabilidade

Her story possui uma jogabilidade simples porém eficiente, você deve pesquisar os clipes que foram gravados durante a investigação de um assassinato em 1994 no terminal da policia. Apenas isso.
Palavra por palavra digitada no terminal você terá acesso a uma série de vídeos que construirão a narrativa conforme as suas descobertas vão ocorrendo e poderá organiza-los na timeline conforme faça mais sentido para o jogador. Também é possível incluir novas palavras chaves para realizar a busca futuramente.
Existem algumas mecânicas escondidas que estão “escondidas” porém descobri-las ou não não torna a experiência menor ou mais fácil.

Enredo

Um crime antigo – datado de 1994-, uma moça narrando os eventos, uma base de dados que não esta alinhada em ordem cronológica e apenas a sua mente pode alinhar tudo e criar uma das historias mais impactantes de 2015.
Parece simples, porém não é, a cada novo vídeo o plot twist é maior. As descobertas atingem diretamente no modo como você vê a historia e os personagens e isso torna a experiência profunda e tocante. Não é possível entrar em detalhes sem mencionar importantes spoilers mas cada etapa se tem contato com camadas extras do enredo.

Atriz

Não é raro termos  atores com participações no mundo dos videogames, porém o papel de Viva Seifert provavelmente é algo inédito no  mundo dos jogos. A atuação é cativante e impressiona com os mínimos detalhes que ela atribuiu à personagem.
Não é a toa que ela ganhou o premio de Melhor Performance no Game Awards 2015.

Conclusão

Her Story foi desenvolvido de modo independente por Sam Barlow, o que torna o jogo ainda mais pessoal e impactante. Muitos afirma que o jogo se trata apenas de um vídeo interativo, porém isso é diminuir o modo como os jogos evoluíram até agora.
Her Story é uma daquelas experiências únicas no mundo dos jogos, e para aqueles que estão abertos se mostra recompensador e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Game Center Brasil agradece seu comentário.