A SCS Software, famosa por seus magistrais simuladores de caminhões trouxe até o mercado no dia 03 de fevereiro de 2016, American Truck Simulator. A desenvolvedora já havia trabalhado com jogos de caminhões em terras norte-americanas na série 18 Whells, mas após um longo período com Euro Truck Simulator a dúvida que cabia aos fãs era: Será que teremos a mesma experiência de Euro Truck, agora em terras americanas?
Vamos começar da maneira não emocional de um fã dos jogos da empresa. American Truck Simulator é idêntico a Euro Truck Simulator, a jogabilidade, os menus, as cargas, a formatação de sua empresa e tudo o que de mais prático existe no jogo europeu está presente também em American Truck. Por um lado, podemos entender que a SCS não quis correr riscos, tendo em mãos um jogo com uma fã base enorme seria fácil porta-lo para terrar americanas, mudando alguns detalhes além dos mapas e diversos pormenores. Mas o que muda realmente?
BEM-VINDO À AMÉRICA
Dirigir por cenários marcados pelos filmes e séries é indescritivelmente lindo. Talvez o maior problema de Euro Truck era justamente a mesmice dos cenários que pouco se dissolviam durante a jogatina, eram infinitas rodovias com uma provável copia de cenário na maior parte, as cidades na maioria das vezes eram desertas e sem vida. American Truck Simulator muda esses conceitos logo de início. Como é normal da série desde os tempos de 18 Whells, eu deveria escolher minha cidade de inicio, decide por Los Angeles. Logo saindo para minha primeira entrega notei algo muito diferente, além do esbelto Peterbilt que eu dirigia, as cidades eram vivas: variedade de carros ao estilo hollywoodiano, trailers, furgões… vi um carro forte com vários NPC’s trabalhando em volta dele, o que dificilmente eu veria em Euro Truck.
Já citei que os menus do jogo são bem parecidos com Euro Truck, o que muda realmente é a trilha sonora imposta neles. Algo mais pegado, ao estilo norte-americano faz com que o motorista não entre no marasmo quando abrir o menu para alguma configuração, um pequena, mas importante melhoria em comparação com o antigo jogo da empresa. Ao todo são por volta de 30 cidades em 2 estados estadunidenses, bem menos do que tinha na época de lançamento de Euro Truck, mas não cabe de comparativo, pois American Truck simula muito melhor a realidade de tamanho de uma cidade.
Quando jogávamos na Europa, podíamos notar que a maioria das estradas eram de alta velocidade e com uma alta qualidade de dirigibilidade, o que muda em American Truck, as estradas possuem uma variedade e densidade muito similar as verdadeiras em muitos pontos. Existem ruas em estado quase precário, o que chega a lembrar o Brasil. Devemos ir com cautela nessas áreas perigosas, ninguém quer comprometer a carga, certo?
Podemos também notar uma variedade de propagandas nas ruas, estabelecimentos e afins. Como na maioria das vezes estamos viajando por longas distancias por cidades que são longe uma da outra, vamos acabar parando em locais característicos da região, aquele posto de gasolina com uma bomba só, ou aquele motelzinho barato de beirada de estrada. Bem vindo a América.
NOVIDADES VISÍVEIS
Áh aquela raiva no transito, quem nunca passou por isso? em Euro Truck isso parecia muito com o trânsito de grandes cidades brasileiras, aquela falta de sinal para virar uma curva, aquele carro que corta sua frente quando você não está esperando, parece que em American Truck os NPC’s são mais educados, alguns parecem realmente entender quaisquer sinal de luz que você faça a eles, o que ajuda na direção do caminhoneiro. Agora o jogo tem um sistema de pesagens, então fique atento que algumas estradas você não poderá trafegar se não pesar a sua carga.
A SCS Software trouxe para American Truck uma nova forma de estacionar, facilitando a vida de quem joga em teclado/mouse e não quer abrir mão da sensação de estacionar um caminhão. Agora você tem mais uma opção, além de estacionar no lugar predefinido e pular o ato de estacionar, você pode estacionar em uma vaga secundária, mais segura sem ter que fazer 40 balizas de ré com 12 toneladas de carga.
A desenvolvedora já anunciou que trará expansões para o mapa gratuitamente, como o estado do Arizona que será lançado em breve, não se sabe se as demais DLC’s serão pagas, mas a empresa está trabalhando junto de modders famosos do Euro Truck para aumentar ainda mais os detalhes das áreas que irão ser adicionadas. Provavelmente a SCS também irá adicionar novos caminhões, pois por enquanto temos apenas duas marcas para dirigir Kenworth T 680 e Peterbilt 579.
CUIDADO COM OS GASTOS
Não sei se é proposital, muito menos sei o custo de uma multa de trânsito nos Estados Unidos, mas o que é de se citar é o preço delas no jogo. Cada estado tem suas regras de trânsito, sendo assim cada um tem um custo para elas, mas em comparação a Euro Truck, os valores são astronômicos, o que pode fazer você ter pouca renda para iniciar seu progresso de empresa. Então é importante que você tenha um bom fundo antes de querer comprar seu próprio caminhão, não quero ver você perdido em dívidas bancárias.
OVER THE TOP
Infelizmente, já conversamos sobre os preços dos jogos no Brasil, e American Truck Simulatorfoi mais uma das vitimas do imposto dos games recentemente. O jogo está disponível na steam, até a data dessa postagem, por R$79,90, algo muito alto para os padrões da empresa. Se você não é um fã se mordendo de vontade de jogar ATS, vale esperar um pouco mais até uma promoção, ou até a empresa adicionar um pouco mais de conteúdo.
American Truck Simulator é sem dúvida uma grata surpresa de incio de ano, por mais que o jogo se pareça mais com uma versão beta, levando em conta o pequeno mapa e pouca variedade caminhões, o game apresenta aos fãs mais novatos dos títulos da empresa e aos fãs das estradas norte-americanas algo até então não visto recentemente, além de trazer uma nostalgia aos velhos fãs que jogaram por tempos a série 18 Whells.
Bem-vindo à América, bem-vindo a American Truck Simulator.
Jogo analisado com cópia digital fornecida pela SCS Software.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Game Center Brasil agradece seu comentário.